sábado, 13 de junho de 2009

ThinClients Ory no Slackware e Ubuntu

ThinClients Ory L110 e L200 no Slackware 12.2 e no Ubuntu Jaunty 9.04





Introdução

Bem, esse tutorial realmente merece ser escrito... Depois de 8Hrs estudando, testando e pesquisando muito sobre os ThinClients da Ory. Finalmente consegui fazer os ThinClients funcionarem com sucesso nas Distribuições Slackware 12.2 e Ubuntu Jaunty 9.04.

O mair problema era que eles simplismente não conectavam, mesmo depois do software NCT-Linux da ncomputing instalado. E além disso nenhum tipo de documento era encontrado na internet falando sobre o caso. Esse software de acordo com as documentações encontradas, funciona corretamente nas Distribuições: SuSE 10.0 /SuSE 10.2, Ubuntu 5.03 / Ubuntu 5.10 / Ubuntu 6.06 * / Ubuntu 7.04 *, CentOS 4.0, Fedora Core 4 / Fedora Core 5

Sendo assim realmente nao há de se esperar nenhum suporte de ninguém, o negócio é botar a mão na massa e buscar portar esse software, para que ele venha a funcionar corretamente em outras distribuições. No caso aqui as distribuições que eu estou usando foram as que me serviram de cobaias para essa experiência. Futuramente vou disponibilizar um script para automatização da instalação do NCT-Linux para essas distribuições, Slackware e Ubuntu.

Os Thinclients que testei foram L110 e L200. É importantíssimo salientar que eles devem estar com a Firmware na Versão 5.4 ou superior. Para que funcionem com Linux TS.

Esses Thinclients basicamente usam o vnc para se conectarem aos terminais Linux. Pelo o que fucei foi implementando em um binário próprio da ncomputing chamado x2nc. Que nada mais é que uma implementação do x2vnc. O x2nc é quem busca trazer o X do servidor remoto para o ThinClient.



A atualização da Firmware

Bom, chega de blablablá e vamos ao que interessa. Eu vou buscar ser o mais sucinto o possível e descrever passo a passo que é preciso para fazer seu ThinClient entrar de fato em funcionamento.

O Primeiro passo é fazer o update da firmware em seu ThinClient, no caso do modelo L110, basta entrar em Setup → Update, para os modelos L200 o caminho é Options → Setup → Update



Em update ele pede uma senha, e que essa senha fique aqui registrada para a eternidade, atenção para a senha dos modelos L110 e L200 → "updateme"

Feito isso aguarde ate que a atualização termine com sucesso.



Caso tenha alguma duvida sobre atualização de firmware, de uma olhada no manual em PDF que esta disponível aqui : http://www.economizadores.net/soft/ncory.html

Obs: É claro que para a atualização funcionar o ThinClient deve ter o Gateway de rede configurado corretamente, devido a isso ser muito simples e estar vastamente documentado na internet, não abordarei aqui as configurações básicas de um ThinClient, somente oque é necessário ser feito para seu funcionamento junto ao Linux.

Depois de atualizado o Firmware, vamos instalar o NCT-Linux, um software da ncomputing que atua como Servidor do ThinClient em nosso S.O.

O pacote que mais serviu pra mim foi o de versão 2.01.048.1 que esta disponível nesse link :

http://www.10em1.com.br/pages/p_l200.php



A Instalação do Server

Para instalar é muito simples, basta descompactar o pacote zip, e rodar como administrador o binário de instalação:

$sudo ./lntsinst

A instalação roda apenas no ambiente gráfico, por tanto se estiver no Slackware configure o sudoers para usar o sudo ou rode com o su -c , ou ainda você pode abrir um xterm como root e rodar o comando, em fim no Slackware use da mameira que quiser, mas rode como root no X o instalador.



Feito isso siga as instruções na tela e reinicie o sistema como o software solicitou.



Configuração no Slackware 12.2

Agora vem a parte mais importante.

A instalação desse pacote vai ficar em /usr/bin/ncomputing dentro desse diretório temos os binários responsáveis por fazer toda essa comunicação funcionar alem dos arquivos de logs e algumas documentações.

Bem ressalvo que para o caso do Slackware a única coisa necessária de ser feita é iniciar o server na mão. Como o Slackware não é uma das distribuições "compatíveis" com o software da ncomputing então ele não roda corretamente, a copia dos binários para /usr/local/bin e tao pouco cria o link simbólico de inicialização em /etc/init.d já que é claro que o Slackware não é SystemV.

Então como tudo no Slackware é simples, é muito simples fazer o ncomputing funcionar nele. Basta copiar os binários para /usr/local/bin e criar um script rc em rc.d para o server e coloca-lo dentro de rc.inet2, ou nem mesmo isso. Caso queira fazer algo mais simples ainda, podemos apenas criar uma chamada para inciar o servidor em /etc/rc.d/rc.local. Como no exemplo:

#echo "/usr/share/ncomputing/ltsrv" >> /etc/rc.d/rc.local

#echo "/usr/share/ncomputing/ncltbootsrv" >> /etc/rc.d/rc.local



com essas duas linhas dentro de seu rc.local resolvemos o caso do Slackware e faz com que tudo funcione muito bem, levantado o Servidor NCT.



A Instalação no Ubuntu 9.04

Já para o caso do Ubuntu ou Debian a coisa fica um pouquinho mais complicada. Na verdade não é mais complicado não. A única coisa mais complicada foi realmente encontrar a solução do problema, depois de encontrada, tudo acaba sendo realmente simples.

Antigamente a disposição do diretório de fontes do X11 no Ubuntu ficava em /usr/X11R6/lib/X11/fonts e atualmente fica em /usr/share/fonts/X11, bem não é preciso ser nenhum gênio pra resolver a questão. Oras... vamos apenas fazer um link simbólico para o lugar onde o software da ncomputing espere que as fontes estejam, e fim de papo.

É isso mesmo, a solução é apenas essa, um mero link simbólico. Os logs podem ser analisados do diretório da ncomputing, o log de saída é o /usr/bin/ncomputing/ltstdout.log

A saída de erro que estava sendo ocasionada era essa:

Could not init font path element /usr/X11R6/lib/X11/fonts/misc/, removing from list!

Could not init font path element /usr/X11R6/lib/X11/fonts/TTF/, removing from list!

Could not init font path element /usr/X11R6/lib/X11/fonts/Type1/, removing from list!

Could not init font path element /usr/X11R6/lib/X11/fonts/CID/, removing from list!

Could not init font path element /usr/X11R6/lib/X11/fonts/75dpi/, removing from list!

Could not init font path element /usr/X11R6/lib/X11/fonts/100dpi/, removing from list!

Fatal server error:

could not open default font 'fixed'



Ou seja, corrija o caminho das fontes e fim de papo.

Para Corrigir isso basta fazer o seguinte:



#sudo ln -sf /usr/share/fonts/X11 /usr/X11R6/lib/X11/fonts

pronto... feito isso aproveite seu terminal ThinClient.

O Restultado



Tela Principal de um Ory L200.



Dois Server's detectados Respectivamente Slackware e Ubuntu.



L200 com o Kdm do Slackware 12.2



Ubuntu 9.04 com o software NCT-Linux no Administration Console

.

Bibliografias

Alguns Locais uteis que visitei durante essa peregrinação:



#Download do Software ncomputing para Linux. (Disponibiliza a Versão mais Adequada que testei 2.01.048.1)

http://www.10em1.com.br/pages/p_l200.php



#Um pequeno manual para a instalacao do Servidor ncomputing para Thinclients Ory PC-Expanion.

http://www.multiusuario.com.br/instalacao_linux.php



#Um excelente manual pdf em espanhol disponível com os detalhes para atualização de firwares.

http://www.economizadores.net/soft/ncory.html



Espero realmente ter auxiliado e colobarado para que os proximos não percam tanto tempo.

Grande abraco